Governador:
Severino dos Santos Vieira
Presidente da Assembleia Geral:
José Aquino Tanajura
Presidente do Tribunal de Justiça:
Joaquim Antônio de Souza Spínola
Em mensagem encaminhada à Assembleia Geral Legislativa, o governador Severino Vieira apresenta um balanço geral do estado, que afirma encontrar-se em precárias condições, ressaltando ainda que, ao assumir a administração, encontrou o Tesouro Estadual sem recursos, em plena crise.
É fundado o Partido Republicano da Bahia. José Joaquim Seabra é escolhido em convenção como um dos delegados que representará o partido na capital federal.
“Eu, desde que me entendo,
ouço bradar: Auxílios à lavoura!
É sempre uma promessa enganadora
Ao súplice pedido respondendo…”
……………………………………………………….
“De braços a lavoura agoniza!
e de dinheiro é o que precisa.
Ela, a suprema fonte da riqueza,
Mas passada a eleição… adeus, defesa!
Nem gente, nem vintém…
(Jornal de Notícias. Coluna Cantando e Rindo)
É grave a crise econômica no país. O Tesouro Nacional encontra-se empobrecido devido à falta de ouro, a emissão de moeda causa especulação. A lavoura agoniza, a indústria esmorece.
A seca maltrata o sertão baiano. A população sofre com a falta de alimentos, o preço da carne aumenta.
O Brasil, por muito tempo, sobreviveu da monocultura. A Bahia, apesar de apresentar uma produção agrícola mais diversificada, atravessa grande crise econômica. Agricultores reúnem-se em Assembleia em busca de novos rumos para reorganização de suas lavouras.
Comerciantes varejistas de Salvador reúnem-se para avaliar os prejuízos causados à classe pelos vendedores ambulantes.
É criada a Faculdade de Direito da Bahia.
A Escola de Medicina da Bahia é fechada por tempo indeterminado, devido ao novo código de ensino.
A imprensa denuncia que o governo do estado nada faz para o desenvolvimento dos transportes; as vias férreas, rodovias e hidrovias encontram- se totalmente esquecidas.
A Intendência Municipal de Salvador adota medidas preventivas de ordem geral e individual, com o objetivo de afastar a possibilidade de uma epidemia de peste bubônica.
A Liga Baiana Contra a Tuberculose promove campanha informativa como forma de combate à doença no estado, que chega a provocar na capital, anualmente, cerca de mil mortes, em indivíduos na faixa etária de 15 a 30 anos.
É aprovado pelo Conselho Municipal projeto que determina a abertura de concorrência pública para o abastecimento de carne verde à população do município de Salvador.
É decretado feriado nas repartições públicas federais, estaduais e municipais, em comemoração ao aniversário do descobrimento da América. O Grêmio Literário da Bahia, em sessão magna, também comemora a data histórica.
A chuva atrapalha os festejos do Carnaval, mas, mesmo assim, prossegue a animação. No Hotel Sul-Americano, acontece grande batalha de confetes, registrando-se, também, grande afluência e animação nos festejos realizados em Periperi.
As festas religiosas predominam na cidade de Salvador: festa solene do Senhor da Cruz, na capela da Palma; festa do Senhor Bom Jesus dos Aflitos; missa festiva a Nossa Senhora do Rosário de Sant’Anna; sessão magna em louvor à Virgem da Conceição, no salão do Grêmio Literário.
Selvageria inqualificável em Salvador: durante a conferência religiosa do padre Júlio Maria, na igreja da Catedral, versando sobre a crise social e a religião, são lançadas no templo duas bombas, cuja explosão causa grande confusão no auditório repleto de fiéis.
É restaurada a Sociedade Musical, localizada no prédio n° 63 da Rua da Calçada, na Freguesia dos Mares.
Em solenidade realizada no salão nobre do Liceu de Artes e Ofícios, é instalado o Instituto Agronômico e Industrial da Bahia.
Em comemoração à Independência do Brasil, a Companhia Dramática Portuguesa apresenta espetáculo no Politeama, dirigido pelos atores Cristiano de Souza e Linóia Simas. A imprensa critica o fato de esta data ser muito pouco lembrada e festejada, “o que mostra estar o sentimento de patriotismo bastante amortecido no espírito público”.
É instalado no Elevador Lacerda, em Salvador, um medalhão em homenagem a Antônio Lacerda, que o projetou e construiu com recursos próprios, o que o levou praticamente à ruína. O elevador foi inaugurado em 1871, com a finalidade de ligar a parte alta de Salvador ao porto, tendo a denominação de Elevador da Conceição. Em 1930, receberia o nome de Antônio Lacerda. O sistema de movimentação original era hidráulico, modificando-se para o sistema elétrico a partir de 1906.
O frei Armando Bahemam encaminha ao ministro da Guerra relatório dos prejuízos sofridos pelo Convento São Francisco, em Sergipe, por ocasião da Guerra de Canudos.