Bahia de Todos os Fatos

...1950 - 1959...

Inaugurado o estádio da Fonte Nova

Governador:
Otávio Mangabeira
Régis Pacheco
Presidentes da Assembleia Legislativa:
Carlos Valadares
Lima Teixeira
Presidente do Tribunal de Justiça:
Demétrio Ciríaco Ferreira Tourinho

O governador eleito, Régis Pacheco, em viagem à capital do estado, seguindo de trem a partir de Vitória da Conquista, é alvo de várias manifestações populares ao longo do trajeto até São Roque. Nesse último ponto ferroviário, também porto fluvial, embarca no navio Paraguaçu, chegando, enfim, a Salvador para a cerimônia da diplomação.

Governador Régis Pacheco

 

Chegam à Bahia os três estudantes baianos Soane Nazaré, Carmem Ribeiro e Taciano Cordeiro, que fugiram da “cortina de ferro”, abandonando o Festival da Juventude de Berlim Oriental. São recebidos pelo governador Régis Pacheco e por representantes de diretórios acadêmicos e de outras entidades (ressalte-se que já haviam sido recepcionados pelo presidente da República).

Autoridades de Pernambuco voltam a levantar a questão dos limites, com a intenção de retirar da Bahia a margem esquerda do rio São Francisco.

O povo aplaude o prefeito de Salvador, Osvaldo Gordilho, por haver negado licença para implantação de loteamentos em Itapuã.

Tem início a construção da Base Naval de Aratu, prevista como a maior da América do Sul.

É inaugurado o Hotel da Bahia, de propriedade do estado, destinado a arrendamento a firmas nacionais ou estrangeiras. O primeiro é efetuado com as firmas norte-americanas Hilton International Corporation Intercontinental Corporation.

Getúlio Vargas, novo presidente brasileiro, nomeia para o Ministério da Educação o baiano Ernesto Simões Filho.

O engenheiro baiano Fernando Santana, que traz um presente do líder russo Josef Stalin para Luís Carlos Prestes, é preso pela polícia ao desembarcar no aeroporto do Rio e inicia uma greve de fome como forma de protesto.

O major Cosme de Farias, chamando a atenção para o cunho social e filantrópico da instituição, denuncia a penhora da Santa Casa de Misericórdia pela municipalidade.

Rômulo Almeida, assistente econômico da Presidência da República, é eleito membro do Conselho Consultivo da Companhia Hidrelétrica do São Francisco.

É criado, na Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio, o Departamento de Colonização e Imigração, para desenvolver e facilitar a ocupação agrícola.

Projeto de lei do governo estadual cria, na Secretaria da Agricultura, Indústria e Comércio, a Escola de Medicina Veterinária da Bahia.

É criada a Liga Popular Contra a Carestia, com declarações de deputados, vereadores e presidentes de associações de trabalhadores que conclamam o povo a lutar contra a alta do custo de vida no estado.

Chega à Bahia, em missão econômica, o primeiro embaixador da Alemanha Ocidental no Brasil, sr. Cellers, para manter contatos com autoridades locais e grupos privados interessados no desenvolvimento das relações comerciais Brasil–Alemanha.

Instala-se em Ituberá a maior indústria madeireira do norte do país, a S/A Ituberá Comércio e Indústria, com produção diária de 150 m2 de esquadrias.

Têm início as obras de ampliação da Refinaria Landulfo Alves, em Mataripe, com previsão de término para setembro do próximo ano.

Chega a Salvador, importado pela firma Frutos G. Dias e Cia. Ltda., o maior trator do mundo, de quase 20 toneladas, provido de motor diesel que desenvolve 180 HP e que será utilizado na construção de rodovias.

Em Ilhéus, a empresa Cacau Industrial e Comercial S/A importa dos Estados Unidos moderno equipamento para industrialização do cacau.

A imprensa destaca a produção baiana do “cordão de ouro”, o sisal, sobretudo a sua industrialização em Conceição do Coité, onde existem 56 usinas de beneficiamento.

Registro do Serviço Nacional de Recenseamento Nacional dá conta de que a Bahia já possui quase cinco milhões de habitantes.

Aceso à margem da Cachoeira de Paulo Afonso e alimentado com o petróleo da Bahia, chega a Salvador o “fogo simbólico”, que será conduzido, em maratona única, por atletas baianos, até o Rio Grande do Sul, para as solenidades da Semana da Pátria.

Um trem de passageiros saído de Salvador com destino a São Paulo choca-se com a traseira de um trem cargueiro, na cidade de Barbacena, em Minas Gerais, com o registro de muitas mortes. A composição, conhecida como “Trem dos Baianos”, é o meio de transporte dos retirantes do Nordeste, que se espremem de pé, com sede e fome, em busca das lavouras paulistas.

O cinegrafista francês Roger Moride lança, no Festival de Veneza, o filme Bahia, la Sante, em que mostra cenas da Bahia e cerimônias do candomblé.

Restaura-se a Casa dos Sete Candeeiros, outrora pertencente a Rui Barbosa, para nela se instalar um museu referente à evolução da cidade do Salvador.

É instalada solenemente a I Olímpiada Baiana de Funcionários Estaduais e Municipais, no Instituto Normal.

No local, denominado Chega-Nego, nas proximidades da Pituba, em Salvador, encontrado possante canhão de fortaleza, provavelmente do século XVIII, com 3 metros de comprimento e pesando mais de mil quilos.

É realizada vacinação em massa, contra o alastrim, com apelo oficial ao público para colaboração com o trabalho dos agentes.

“Sabe, só agora começo a apreciar uma vida tranquila e confortável...”

“Sabe, só agora começo a apreciar uma vida tranquila e confortável…”

Para a caverna

Para a caverna

É inaugurado o Estádio da Bahia, posteriormente denominado Otávio Mangabeira e popularizado como Estádio da Fonte Nova. Com o pontapé inicial do governador Régis Pacheco e a presença de mais de 25 mil torcedores, realiza-se o jogo Botafogo x Guarani e, na sequência do torneio inaugural, o Esporte Clube Bahia sagra-se vencedor.

Getúlio Vargas é saudado nos bailes carnavalescos de Salvador:

“Ai, Gegê
Ai, Gegê
Ai, Gegê, que saudades
nós tivemos de você!”

Por conta da alta taxa cobrada pela polícia, até pelos ensaios, é reduzidíssimo o número de cordões e batucadas no Carnaval deste ano, diminuindo a animação das ruas.

Trabalhos publicados no livro “Charges sobre Guerra e Paz”

Trabalhos publicados no livro
“Charges sobre Guerra e Paz”

Os grandes clubes, em razão da crise financeira, realizam um préstito em conjunto. Só mesmo o Trio Elétrico de Dodô e Osmar, agora realmente trio com a presença de Reginaldo Silva no triolim, revezando-se com Temístocles Aragão, consegue dar brilho à apática folia.

Registro na imprensa dá conta de que o cacau concorre com 63% da exportação total do estado, seguido pelo fumo e pela mamona.

É comemorado o IV Centenário da Criação do Bispado da Bahia e do Brasil, a mais antiga diocese da América Latina.

Instala-se no Cine Teatro Guarani, sob a presidência de honra do governador, o I Festival de Cinema da Bahia.

78/125