Bahia de Todos os Fatos

...1970 - 1979...

Seca produz estado de calamidade pública

Governador:
Roberto Santos
Presidente da Assembleia Legislativa:
Honorato Viana
Presidente do Tribunal de Justiça:
Jose Luís Carvalho Filho

Walter Smeták, que trabalha desde 1963 no Seminário de Música da UFBA, é o detentor do prêmio Personalidade Global da Música – 1975.Suíço de nascimento e baiano por opção, Smeták chegou o erudito e o popular, música e artes plásticas. E o inventor, entre nós, do som do século XXI, pregando a importância dos microtons na busca humana da espiritualidade.

A equipe Etsedron, liderada por Edison da Luze tendo Matilde Matos como produtora e responsável pela transcrição teórica das propostas, causa grande impacto na XIII Bienal de Artes Plásticas, de São Paulo, tornando-se franca favorita para o grande prêmio internacional.Fiel aos conceitos de “arte pobre”, a equipe, que já conquistara o maior prêmio nacional do mesmo certame em 1973, realiza uma exposição-ambiente em que se expressa de forma incisiva a realidade nordestina, utilizando-se de cipós, barro, couro cru e outros elementos característicos.Muita polémica é criada em torno da premiação, quando, por um inexplicável voto contrário dos jurados brasileiros, a Etsedron deixa de ser a grande vencedora.

Instalação do Grupo Etsedron na Bienal de São Paulo

Instalação do Grupo Etsedron
na Bienal de São Paulo

As tenistas baianas Patrícia Medrado e Cristiana Brito vencem mais um torneio internacional, desta feita na Flórida. Nas disputas simples elas chegaram às finais, tendo jogado entre si, saindo vencedora Patrícia. Nos jogos de duplas foram as grandes campeãs.

O deputado Honorato Viana, presidente da Assembleia Legislativa, anuncia sua retirada da política após cumprir cinco mandatos de deputado estadual.

O professor Josaphat Marinho declara que prorrogação de mandatos é usurpação de direito, a propósito dos rumores sobre o assunto, tendo em vista o Al-5.

O senador Luiz Viana Filho defende, em discurso proferido no Senado, a política preconizada pelo presidente Geisel, de relaxamento gradual do regime. Dias depois, o presidente, acompanhado de sua esposa e seis ministros, desembarca em Salvador para assinar uma série de convênios.

O maior comício eleitoral da Bahia é realizado em Feira de Santana, com a presença de cerca de 15 mil pessoas que lá acorrem para ouvir Francisco Pinto. Durante as manifestações, o ex-deputado ganhou de um simpatizante um pinto como símbolo de sua campanha.

Deputados baianos repudiam atentados contra a Associação Brasileira de Imprensa, solidarizando-se com as entidades que tiveram suas sedes destruídas por ação de bombas.

A Polícia Federal invade a redação do jornal alternativo Boca do Inferno e quebra tudo o que encontra. Lançado este ano, o tabloide estava no seu terceiro número e se propunha a realizar um jornalismo sem manipulação de grupos de poder, confrontando as formas padronizadas de produção cultural.

A Bahia mantém a liderança em trabalhos de ostreicultura, possuindo uma fazenda que serve como centro de treinamento para pescadores, localizada no estuário do rio Jacuruna, em Itaparica.

Ações falsificadas da Usiba são vendidas a fazendeiros e comerciantes por indivíduos não identificados. Foi o maior derrame de títulos falsos verificado na Bahia.

É inaugurada no Solar do Unhão a I Feira Regional de Literatura de Cordel, com a exposição de 1.400 obras, destacando-se as de Cuíca de Santo Amaro, Rodolfo Coelho Cavalcanti, Minelvino Francisco Silva, João Damasceno Nobre, Erotides Miranda dos Santos e Alípio Bispo dos Santos.

Cinco leves tremores de terra, num espaço de 40 dias, assustam os moradores da cidade de Ibicaraí, no sul do estado.

O Dentel anuncia a instalação, em Salvador, da TV Bandeirantes.

As dunas do Abaeté vêm sendo destruídas por construtores que usam caçambas para retirar areia do local. A Prefeitura anuncia medidas enérgicas para conter o abuso.

Os Doces Bárbaros Gal, Gil, Bethânia e Caetano.

Os Doces Bárbaros Gal, Gil, Bethânia e Caetano.

Gilberto Gil e o baterista Francisco Edmundo Azevedo são presos em Florianópolis, onde participavam do espetáculo “Os Doces Bárbaros” por portarem maconha. Foi encontrado no quarto de Gal Costa e Maria Bethânia algo que as duas classificaram como “pó de santo”.

O Centro Tecnológico da Bahia começa a funcionar no antigo prédio do Ceped, no Monte Serrat, e anuncia o seu primeiro vestibular na área de petroquímica e telecomunicações.

Duzentas e cinquenta e quatro peças provenientes da Costa do Marfim são desembarcadas no porto de Salvador para comporem o Museu Afro-Brasileiro, em fase de instalação na Faculdade de Medicina, no Terreiro.

Retirantes de Irecê, flagelados pela seca, ficam à beira da estrada esperando transporte que os leve a qualquer lugar. A crise de fome e desespero atinge também as populações de Livramento do Brumado, Manoel Vitorino, Caetité e Caculé, onde a situação é de calamidade pública devido à prolongada estiagem.

Empresários e arquitetos paulistas planejam transformar Praia do Forte em polo turístico. Eles vão aos jornais expor o projeto e o IPHAN esclarece dúvidas sobre o traçado da Estrada do Coco nas imediações do Castelo Garcia D’Ávila.

Morre Osvaldo Hugo Sacramento, o “Barão de Mococof ”, personagem folclórico do carnaval baiano, que foi, ainda em vida, homenageado por carnavalescos do Clube Baiano de Tênis, com a fundação do Bloco do Barão.

Surge o grupo teatral Avelãz y Avestruz, liderado por Márcio Meireles, com a montagem de “Rapunzel”, no Teatro Senac.

105/125