Bahia de Todos os Fatos

...1990 - 1991...

Nelson Mandela na praça do poeta Fala a 50 mil pessoas

Governadores:
Nilo Coelho
Antônio Carlos Magalhães
Presidentes da Assembleia Legislativa:
José Amando
Eliel Martins
Presidente do Tribunal de Justiça:
Mário Albiani

O governador eleito, Antônio Carlos Magalhães se reúne com parlamentares da bancada que segue a sua orientação política na Assembleia Legislativa, para discutir estratégias de trabalho para os últimos dias dessa legislatura, com vistas, inclusive, ao orçamento estadual, que ainda não foi votado.

O governador Nilo Coelho promove uma série de inaugurações, entre as quais a barragem da hidrelétrica de Alto Fêmeas e a nova sede do Baneb, em Barreiras, o Fórum Nestor Duarte, em lbotirama, e uma ponte sobre o Rio Corrente, no oeste do estado, medindo 144 metros de extensão, além de 280 km de estradas construídas pelo Derba.

Afirmando que “retomar o desenvolvimento é a minha missão”, toma posse o novo governador da Bahia, Antônio Carlos Magalhães, que pela terceira vez exerce a chefia do Poder Executivo do estado.

Em um dos seus primeiros atos, o governador decreta a extinção da loteria instantânea conhecida como “Raspadinha da Bahia”, envolvida em diversas denúncias de irregularidades.

O governador promove a reorganização administrativa do estado, enviando à Assembleia Legislativa projeto de lei reduzindo de 19 para 13 as Secretarias de Estado, extinguindo 1.539 cargos em comissão e 17 órgãos da administração indireta, além de redefinir a atuação do estado em diversas áreas. O projeto é aprovado pela Assembleia. 

Greve nacional geral, convocada pelas centrais sindicais, tem, em Salvador, o seu grande ponto de tensão, com várias prisões, ônibus incendiados, tiros e muitas agressões entre os envolvidos no movimento. Na ocasião, o governador Antônio Carlos Magalhães determina que motoristas do estado assumam a condução dos coletivos, provocando a ira da categoria.

O governador Antônio Carlos Magalhães reativa o programa “Cesta do Povo”, criado no seu segundo governo. Na reinauguração da loja de Água de Meninos, o governador garante que o programa vai funcionar como instrumento regulador de preços e que os custos da alimentação básica serão reduzidos em até 30%. As demais 125 lojas da rede, distribuídas em 106 municípios, também iniciarão o funcionamento.

Presidindo o encerramento do seminário sobre Política e Estratégia de Segurança Pública, promovido pela Polícia Militar, o governador do estado critica as desigualdades sociais do país e afirma que “a mãe de todas as crises é a crise moral, que infelizmente, é avassaladora e perniciosa a toda a sociedade”.

A Assembleia Legislativa aprova projeto que regulamenta o inciso XXI do artigo 41 da Constituição do estado, estendendo ao homem o direito ao recebimento de pensão do lapseb em caso de viuvez por morte de funcionária pública.

O senador Josaphat Marinho, do PFL, leva esclarecimento à opinião pública sobre a necessidade de se criarem condições adequadas à implantação do parlamentarismo no Brasil. A partir de problemas que podem ser separados com a transição, “precisamos falar com clareza sobre as vantagens do parlamentarismo”.

Nova arquitetura em Salvador

Nova arquitetura em Salvador

A Assembleia Legislativa aprova projeto de lei que cria a Procuradoria especializada contra atos de corrupção e improbidade administrativa.

Em visita a Salvador, o líder sul-africano Nelson Mandela é assistido por cinquenta mil pessoas, na Praça Castro Alves. Várias entidades negras o homenageiam e o Movimento Negro Unificado (MNU entrega-lhe carta aberta, na qual denuncia o racismo brasileiro e as condições sub- -humanas em que ainda vivem os negros no Brasil.

A visita de Mandela, a par do respeito e emoção que desperta nos baianos, tem direito a uma “pitada” pitoresca: no saguão do Othon Palace onde se hospeda o líder sul-africano, circulava tranquilamente um senhor a tal ponto semelhante a Mandela que atraia para si insistentes pedidos de autógrafo. A todos, gentilmente, o gráfico baiano José Lopes esclarecia o equívoco: ele também estava ali para conhecer o grande líder. No final das contas, José Lopes foi a única pessoa autorizada a subir à suíte do famoso visitante.

Dois ex-deputados estaduais são sepultados na mesma data, no mesmo cemitério do Jardim da Saudade: Abigail Feitosa e Nelson David Ribeiro. A grande afluência de parlamentares é suprapartidária. 

O secretário da Saúde, Otto Alencar, anuncia a ampliação do número de leitos destinados a pacientes aidéticos no Hospital Roberto Santos, passando de 16 para 24. Outra medida anunciada pelo secretário no combate à Aids é a doação de medicamentos, através da Bahiafarma.

O procurador-geral da República, Aristides Junqueira, solicita à Policia Federal abertura de inquérito para apurar a responsabilidade penal do ex-governador da Bahia, Nilo Coelho, diante de acusações que Ihe são feitas pelo atual governador, António Carlos Magalhães, de falsidade ideológica, peculato e prevaricação.

O governador António Carlos Magalhães lança críticas ao governo do presidente Fernando Collor, ante a falta de providencias para reverter o quadro de miséria Nordeste.

Morre no Rio de Janeiro, aos 81 anos de idade, o baiano de Alagoinhas Manoel Pinto de Aguiar, personalidade das mais importantes na vida política e cultural da Bahia, mas que se projetou nacionalmente à frente da administração de órgãos e empresas públicas do pais. Grande fomentador de cultura, fundou a Editora Progresso que, por duas décadas publicou autores baianos, novos e consagrados. Foi deputado estadual constituinte em 1935.

Instala-se no Centro de Convenções a Eco-Salvador, fórum de debates sobre ecologia e espaço de subsídios para a participação da Bahia na Eco-92, a se realizar no Rio de Janeiro, com conotação internacional.

A CPI da Câmara Federal que apura o extermínio de menores anuncia que virá a Salvador onde deverá levantar dados sobre a violência contra crianças e adolescentes na Bahia. Já na reunião preparatória do I Encontro Nacional de Entidades Negras-Enen, realizado em Salvador há dois meses, surgia a denúncia do assassinato de 10 crianças por mês, em Salvador. Ainda segundo a denúncia, há forte discriminação contra os negros. 

O secretário Otto Alencar anuncia a vacinação de 1.800.000 crianças contra a poliomielite, sarampo e outras enfermidades, nos 11.200 postos entre fixos e volantes, instalados em todo o estado. Com isso pretende O secretário “reverter o quadro vacinal no estado, que vinha registrando índices considerados insatisfatórios”.

Secretário de Saúde Otto Alencar

 
Após 72 anos de conflitos e discussões, os estados da Bahia e de Goiás decidem superar o impasse e resolver a delimitação de divisas entre os dois, questão agora agravada com a criação do novo estado do Tocantins.

A violência contra trabalhadores rurais na Bahia já apresenta um saldo, neste ano, de sete mortes e trinta e seis conflitos em vários pontos do estado.

Após 65 anos de disputa por uma área de 1.220 km2 chamada de Contestado no município de Mucuri, na Bahia, os governos baianos é capixaba assinam acordo de intenção para a divisão do território situado na divisa dos dois estados.

Nova visita do Papa João Paulo II a Salvador. Desta vez, os seus cuidados e as suas recomendações recaem sobre a situação da criança brasileira, exortando os fiéis a ampará-la.

Salvador tem a maior taxa de desemprego do pais, segundo índice do IBGE. 

A prolongada estiagem na Bahia, sobretudo em Feira de Santana, Paulo Afonso, microrregião de Juazeiro e do submédio São Francisco, vem obrigando milhares de pessoas a procurarem os grandes centros urbanos em busca de qualquer forma de sobrevivência.

A seca

A seca

Preservação das tartarugas marinhas. Projeto Tamar, Praia do Forte.

Preservação das tartarugas marinhas. Projeto Tamar, Praia do Forte.

Com o objetivo de tomar mais ágeis as suas ações, a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) transfere sua 2ª Diretoria Regional, atualmente em Salvador, para Bom Jesus da Lapa, no semi-árido baiano.

Grande trabalho de recuperação de livros raros é empreendido por técnicos do estado. O acervo em questão consiste de 40.000 livros antigos, muitos obras raríssimas, mantidas até então junto a móveis quebrados e muita poeira, no novo prédio da Biblioteca Pública do estado. Destaca-se, no trabalho, a atuação das bibliotecárias Joanete Maria Cacique, diretora da Biblioteca Pública, e Lídia Brandão, diretora do Departamento de Bibliotecas da Secretaria de Educação e Cultura.

A Editora Pé de Bode lança a versão em cordel de “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, com o título “Canudos; A Luta”, trabalho do arquiteto José Guilherme da Cunha, com o qual conquista o primeiro lugar no Concurso Nacional de Letras da Bahia. Com a sua incursão no cordel, ao mesmo tempo popular e elaborada, o autor consegue a proeza de tornar mais acessível, sobretudo aos mais jovens, o estilo de Euclides.

No recenseamento realizado no país, em 1980, ao contrário das evidências, apenas 5,8% dos brasileiros declararam pertencer à raça negra. Por conta disso, organizações várias, à frente o grupo Ilê-Ayê, iniciam campanha de esclarecimento a negros e mestiços para que assumam a sua cor nos censos futuros.

Monarca do carnaval baiano por três décadas (1959-1988), morre aos 68 anos Milton Ferreira da Silva, o “Ferreirinha”. Uma característica do seu longo envolvimento no carnaval baiano era o constante apelo à não-violência na festa.

O Centro Cultural Dannemann, em São Félix, realiza a I Bienal do Recôncavo, considerada a maior bienal baiana dos últimos 10 anos, com o envolvimento de 341 artistas de todas as técnicas e tendências.

O juazeirense Eronildes Nunes de Araújo se destaca nos Jogos Panamericanos, em Cuba, conquistando a medalha de ouro na prova dos 400 m com barreira.

Dados revelados pela imprensa dão conta de que Salvador já possui 283 invasões, um sem-número de habitações clandestinas sob viadutos ou sob marquises. No seu total, concentram quase metade da sua população e são a mais incontestável amostragem do êxodo rural que vem reduzindo, rapidamente, a qualidade de vida das grandes cidades brasileiras.

E o já histórico problema da limpeza urbana na capital continua sem solução. Com a coleta deficiente, a cidade vive amontoada de lixo, mesmo nas ruas mais centrais e nos bairros mais ricos. Para horror dos turistas.

O Programa de Planejamento Familiar é implantado em Salvador, nos postos de saúde do município e do Estado. Pela persistência nesse trabalho, duas pessoas se destacam: o médico Elsimar Coutinho e o vereador Pedro Godinho.

A imprensa local dá destaque as comemorações pelos 159 anos de existência da Sociedade Protetora dos Desvalidos, entidade marcante na história da Bahia e do Brasil. Fundada pelo africano livre Manoel Vitor Serra, foi a primeira de Salvador constituída exclusivamente por homens negros.

O prefeito de Itaparica, Raimundo Sacramento, sanciona lei municipal que cria a primeira estação ecológica da Baia de Todos os Santos, na Ilha do Medo, cuja área é de 120.000 m2, tem vegetação de restinga e manguezais e dezenas de espécies de peixes e mariscos já identificados.

É levada para o hospital psiquiátrico Juliano Moreira a mulher que viveu acorrentada durante 34 anos, na sua própria casa, no povoado de Quixadá, em Sento Sé. Dalva Sá, a louca de Quixadá, que hoje tem 50 anos, viveu acorrentada a um tronco de madeira, no centro de um quarto, em companhia apenas da mãe.

A paciente Diva Xavier dos Santos, de 58 anos, é a primeira pessoa a se submeter a um transplante de coração na Bahia, cirurgia realizada no Hospital Português, pelo médico Paulo Porciúncula e a equipe de cirurgia vascular do hospital.

Morre aos 56 anos, na UTI do Hospital Salvador, “o último dos seresteiros”, o cantor e compositor Osvaldo Fahel, autor do sucesso “Morena do Rio Vermelho”.

É registrado tremor de terra em Itaparica, atribuído à acomodação do solo devido à retirada de água do subsolo e ao aumento das construções, entre outras causas.

A memória dos compositores eruditos baianos já tem o seu espaço de preservação. Trata-se do Memorial Lindemberg Cardoso, instalado no antigo prédio da Faculdade de Farmácia, no Canela, reunindo obras do autor desde 1975.

“Olodum, the Revolution Emotion”, disco gravado na Inglaterra, torna-se um sucesso de vendas. Na França, chega a 5° lugar na vendagem de CD estrangeiro. A Banda Olodum permanece por 4 meses na Europa, realizando shows em diversos países. O Grupo de Teatro Olodum, dirigido por Márcio Meirelles, monta a peça “Medeiamaterial”, apresentada no Teatro Castro Alves, com a participação especial dos atores Vera Holtz e Guilherme Leme.

E o samba-reggae explode no Brasil inteiro, levado pelo canto de Daniela Mercury.

 Não creio que o tempo
Venha comprovar
Nem negar que a História?
Possa se acabar

Basta ver que um povo
Derruba um czar
Derruba de novo
Quem pôs no lugar

É como se o livro dos tempos pudesse
Ser lido trás pra frente, frente pra trás
Vem a História, escreve um capitulo
Cujo título pode ser “Nunca mais”
Vem o tempo e elege outra história, que escreve
Outra parte, que se chama “Nunca é demais”
“Nunca mais”, “Nunca é demais”, “Nunca mais”
“Nunca é demais”, e assim por diante, tanto faz
Indiferente se o livro é lido
De trás pra frente ou lido de frente pra trás

Quantos muros ergam
Como o de Berlim
Por mais que perdurem
Sempre terão fim

E assim por diante
Nunca vai parar
Seja neste mundo
Ou em qualquer lugar

Por isso é que um cangaceiro
Será sempre anjo e capeta, bandido e herói
Deu-se notícia do fim do cangaço
E a notícia foi o estardalhaço que foi
Passaram-se os anos, eis que um plebiscito
Ressuscita o mito que não se destrói
Oi, Lampião sim, Lampião não, Lampião talvez
Lampião faz bem, Lampião dói
Sempre o pirão de farinha da História
E a farinha e o moinho do tempo que mói

Tantos cangaceiros
Como Lampião
Por mais que se matem
Sempre voltarão

E assim por diante
Nunca vai parar
Inferno de Dante
Céu de Jeová

(Gilberto Gil.
O Fim da História. 1991)

122/125