Bahia de Todos os Fatos

...1880 - 1889...

Introdução

Este trabalho não tem por objeto – e jamais foi nosso intento – escrever a história da Bahia. A intenção, com a publicação que ora fazemos, é apenas a de realçar alguns aspectos pitorescos da nossa trajetória. Ela resulta de um projeto de pesquisa, iniciado em abril deste ano, denominado Bahia Memória Histórica, levado pela Assembleia Legislativa, que tem por objetivo construir um banco de dados com informações de cunho político, econômico e cultural, que permanecerá à disposição de todos aqueles que venham a se interessar pelo estudo da história do nosso estado. Porque a história baiana, tão rica não apenas pelos feitos heroicos da nossa gente, mas também pela inequívoca contribuição à formação cultural da própria “brasilidade”, acaba desconhecida do nosso próprio povo.
Assim, a nossa pretensão, ao abraçarmos a ideia do presidente Otto Alencar de realizar esta publicação, é a de trazer à tona alguns desses fatos catalogados no nosso banco de dados, que apenas iniciamos – e pretendemos, com o apoio da futura Mesa Diretora, continuar a alimentar.

Com a pesquisa do período aqui representado, realizada no curtíssimo interstício de seis meses e meio, período no qual foram manuseados milhares de jornais – principal fonte das informações – revistas e, também, uma limitada bibliografia, tivemos no elemento tempo, sem dúvida, o principal obstáculo à realização de um projeto de maior fôlego. Outro aspecto sobre o qual advertimos o leitor refere-se à organização do texto, que é apresentado ano a ano, seguindo uma classificação em duas grandes categorias, ainda que não rigorosamente estanques: a dos fatos políticos e econômicos, que vêm em primeiro plano, seguida dos eventos de caráter sociocultural. Quanto aos resultados, esperamos que, quando mínimo, atendam às expectativas – as quais haverão de levar em conta o fator tempo de realização.
Mais ainda, as limitações do tempo e das nossas próprias ambições inibem sobejamente as nossas incursões sobre os períodos mais recentes, restringindo-nos a breves relatos sem nenhuma pretensão – nunca é demais repetir – de reconstituir em minúcias todos os acontecimentos que marcam a história mais recente. A diversidade das relações sociais nos tempos atuais, e com todo esse universo alcançado por uma imprensa cada vez mais sofisticada tecnologicamente e cada vez mais presente na cobertura dos acontecimentos do dia a dia, leva-nos à compreensão de que uma abordagem mais ampla certamente implicaria na publicação de um volume para cada década – ou, talvez, até para cada ano. Abrimos uma porta, e o nosso banco de dados estará sempre à disposição de tantos quantos queiram seguir avante. Eis, em síntese, o que pretendemos com este trabalho.

Os Editores da 1ª edição

___________ Nota à segunda edição _________
A constante demanda por mais exemplares, dos diversos setores da sociedade, levou a atual Mesa Diretora a autorizar esta segunda edição, já que a primeira se esgotou em poucos dias, prova inequívoca do interesse despertado por esta publicação. Algumas correções e pequenos ajustes foram realizados; assim foram inseridos uns poucos detalhes em uma ou outra nota, julgados necessários para maior clareza da informação e fidelidade ao evento registrado.
Os Editores
06/125