Bahia de Todos os Fatos

...1920 - 1929...

Celebrado casamento anarquista em Andaraí

Governador:
José Joaquim Seabra
Presidente da Assembleia Geral:
Frederico Costa
Presidente do Tribunal de Justiça:
Pedro Ribeiro de Araújo Bittencourt

São registrados, em todo o estado, casos de febre amarela, peste bubônica e varíola.

O conselheiro Botelho Benjamin oferece à cidade do Salvador uma estátua de Jesus Cristo, em mármore, a qual é erigida na avenida Oceânica.

É inaugurado, em Salvador, o Campo da Graça, praça esportiva que foi durante muitos anos a mais importante da cidade.

São criados os municípios de Santo Estêvão do Jacuípe (depois denominado Santo Estêvão), Encruzilhada (Macarani), Vila Velha (Livramento do Brumado) e Jaguaquara.

Nova guerra entre coronéis, nos sertões da Bahia. A população de Lençóis e de diversas cidades vizinhas é aterrorizada pelos combates sangrentos. De um lado, as facções do coronel Horácio de Matos, na função de delegado da região Centro-Oeste até as barrancas do rio São Francisco, e Manuel Alcântara, nomeado intendente municipal de Lençóis pelo governador do estado, em cumprimento ao acordo de 23 de março de 1920; do outro, as forças do deposto coronel César Sá, inconformado com o novo quadro político.

Por ordem do ministro da Marinha, o chefe do Estado Maior torna pública a determinação de que os funcionários civis e militares da Armada passem a ter o livre direito de voto nas próximas eleições.

Rui Barbosa renuncia à sua cadeira no Senado Federal, o que repercute em todo o país. A imprensa afirma que “o Brasil rejeita a renúncia do maior dos seus filhos”, e que “à Bahia dilacerada de dor e coberta de afrontas, faltava essa decepção de ver afastar-se seu representante maior”.

É realizado o primeiro Congresso dos Intendentes do Estado da Bahia na Biblioteca Pública, patrocinado por J.J. Seabra, com o propósito de melhorar o seu relacionamento com os políticos do interior, bem como encontrar soluções para a economia do estado. No discurso de abertura, Seabra clama pela “tarefa urgente de reconstrução da vida municipal”, no que diz respeito à economia, à educação, aos meios de comunicação. No entanto, afirma a imprensa que esse entusiasmo vibrante não passa de retórica, porque, logo após a realização do congresso, os interesses do governador já se voltam para as eleições presidenciais.

Rui Barbosa é eleito juiz da Corte Permanente do Tribunal Internacional de Justiça, representando a América do Sul na Liga das Nações, em Genebra.

Rui é novamente eleito para o Senado da República; numa sagração, a Bahia exige a sua volta para o lugar onde é insubstituível. Manifestações populares conclamam-no a aceitar o mandato que a Bahia acaba de lhe conferir pela unanimidade das suas forças políticas.

Credores estrangeiros (banqueiros ingleses), sentindo que o município de Salvador não cogita pagar dívidas cujo vencimento está previsto para o corrente ano, propõem reduzi-las em 25%.

Biblioteca Pública da Bahia, Salvador.

Biblioteca Pública da Bahia, Salvador.

É restabelecido pelo governo estadual o imposto de consumo, tributando qualquer tipo de bebida fermentada, destilada ou gasosa, bem como o sal, o açúcar e os cigarros. A Associação Comercial firma seu protesto, ao concluir pela ilegalidade do novo imposto.

A Bahia conquista a Taça de Prata, em exposição de borracha e produtos tropicais realizada em Londres.

O Centro Industrial de Fiação e Tecelagem verifica que a Bahia ocupa o 4º lugar no Brasil na indústria de tecidos, com 17 fábricas de fiação e tecelagem, as quais empregam 8.000 operários.

Recrudesce a questão de limites entre Ilhéus e Itabuna, afetando os interesses econômicos das duas cidades. A Associação Comercial de Ilhéus solicita intervenção de sua congênere itabunense para, na capital do estado, chegar a um entendimento.

O professorado sente-se atingido em cheio pelas acusações do vereador Costa Neto, que diz ser de desordem, caos e imoralidade a instrução primária no município de Salvador. Reúnem-se na sede do Centro de Defesa do Professor para determinar que atitude a categoria tomará.

A peste bubônica alastra-se por diversos municípios do estado, e a população cobra providências imediatas do serviço de profilaxia rural. Muitos são também os municípios da Bahia infestados ou ameaçados pela febre amarela.

Um surto de beribéri em Salvador atinge soldados aquartelados no Forte de São Pedro. Fugindo da doença, o 19º Batalhão do Exército deixa o quartel e acampa na Boa Viagem.

A Saúde Pública Federal cria na Bahia o serviço de profilaxia da lepra e das doenças venéreas. O superintendente do novo serviço sanitário é o médico Pirajá da Silva, professor catedrático da Faculdade de Medicina.

É realizado, em Andaraí, o primeiro casamento sob o regime do “amor livre” no Brasil, celebrado pelo anarquista José Oiticica. Em vez do registro civil, uma ata da cerimônia, onde se lê: 

“Nós, Manoel Correia e Josepha Dias Losano, declaramos solenemente que nos unimos, por nossa espontânea vontade, pelos laços indissolúveis do amor e como esse é o nosso desejo, com a presença das nossas famílias e amigos, para que conste, assinamos esta ata com o nosso punho e letra”. Palavras pronunciadas pelo sr. Oiticica, depois da cerimônia: “Façam o que quiserem as polícias de todas as nações, mas o ideal comunista de liberdade não morrerá mais, porque já penetrou na consciência dos humildes. Naquela união livre, sem padre, nem representante do estado, havia mais moralidade que nos casamentos suntuosos, arranjados por interesses, para negócios e para adquirir posições”.

45/125