Governador:
Régis Pacheco
Presidentes da Assembleia Legislativa:
Lima Teixeira
Augusto Públio
Presidente do Tribunal de Justiça:
Alfredo Luiz Vieira Lima
São criados os municípios de Acajutiba, Coaraci, Encruzilhada, Ibicaraí, Ibicuí, Iguaí e Itajuípe.
A descida do nível do rio Paraguaçu aponta para uma das piores secas no estado desde 1934. A Barragem de Bananeiras está afetada e a crise na energia é iminente. As finanças do estado já estão sendo atingidas em decorrência da seca, forçando um corte de 30% nos investimentos na agricultura e na indústria, com reflexo nas exportações de cacau e fumo, e na pecuária.
São presos na rua Chile militantes que comemoravam o 30º aniversário do PCB. Só após serem fichados, a polícia os libera.
O deputado Otávio Drummond denuncia racismo explícito em Santa Catarina, onde foram barrados, na porta do restaurante 12 de Agosto, quatro jogadores de futebol negros.
O povo baiano reage, enviando telegramas de solidariedade aos quatro atletas e de protesto ao presidente da República e ao governador daquele estado.
Na Câmara Federal, o deputado baiano Nestor Duarte prega a união das forças políticas do estado em torno dos interesses comuns, reforçando o setor do petróleo como o mais urgente em reivindicações.
A imprensa critica o movimento, que se diz crescente, que prega o desmembramento do sul do estado como Estado independente do resto da Bahia. É rotulado de “separatismo” e energicamente rejeitado pelos editoriais.
A Faculdade de Filosofia é inaugurada como primeira unidade da Universidade Católica do Salvador, instalada no Colégio dos Maristas.
Com uma tradição de plantio de seringueiras desde a década de 40, o município de Una ganha a atenção do governo com a constituição de uma sociedade para exploração da borracha, com capital inicial de 20 milhões de cruzeiros e o apoio de 70 indústrias paulistas. O plano prevê o aproveitamento de terras para cultivo e produção do látex.
O franciscano frei José, redator-chefe do semanário católico Mensageiro da Fé, morre afogado na Praia da Paciência, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, mas o corpo não é localizado.
Militares da patrulha do Exército (PE) são impedidos pelo próprio governador Régis Pacheco de espancar torcedores no Estádio da Fonte Nova. A foto publicada na imprensa é incontestável.
O deputado Nelson Carneiro, divorcista convicto, estreia como dramaturgo no Teatro João Caetano, no Rio, com a peça O culpado foi você, dirigida por Rodolfo Mayer.
O agrônomo Gregório Bondar, consultado sobre o agravamento da seca, atribui às queimadas para a instalação de pastagens a maior causa do problema. Como solução, prega o reflorestamento.
“Volta Seca”, um dos mais famosos remanescentes do bando de Lampião, preso desde 1932, quando tinha 14 anos de idade, tem a pena comutada e é libertado.
Tragédia insólita em Salvador, no Largo de Roma: violenta “batida” entre um ônibus e um bonde resulta em um saldo de 18 mortos e mais de 200 feridos.

Iniciada na gestão técnica de Lauro de Freitas, é retomada “com força” a construção da Usina Termelétrica de Cotegipe, para a produção de 20 mil kW.
Em sessão especial da Câmara de Vereadores de Feira de Santana, realizada em homenagem ao ministro da Educação Simões Filho, o acadêmico de Direito e vereador Francisco José Pinto é um dos oradores na saudação.
É inaugurado no Fórum Rui Barbosa o Salão do Tribunal do Júri.
Inquietação nos quartéis: oficiais da Polícia Militar são presos por insubordinação, por subscreverem carta aberta ao comandante da corporação pedindo o seu afastamento, em decorrência do descontentamento generalizado com a sua gestão.

Enriquecimento aos estudos arqueológicos vem do município baiano de Barra, na região do São Francisco, onde foram encontradas duas peças ósseas petrificadas que, segundo técnico da Universidade de Roma, são do maior esqueleto já encontrado no mundo, com 10 metros de comprimento por 6 metros de altura.
A Casa dos Sete Candeeiros, do Patrimônio Histórico, devidamente restaurada, é aberta ao público com documentário fotográfico da arquitetura luso-brasileira, cedido pela Biblioteca do Congresso de Washington.
O escritor Jorge Amado é “convidado” a comparecer à Divisão da Polícia Política para esclarecer detalhes ligados a publicações de sua autoria.
Grande concentração popular recepciona o presidente Getúlio Vargas, que, de Salvador, segue para visita a vários municípios baianos, onde promoverá diversas inaugurações.
O presidente inaugura o Hotel Balneário de Cipó, construído pelo governo do estado.
Morre o poeta Artur de Sales, autor de versos que o colocam entre os melhores do Brasil. Vários segmentos da sociedade prestigiam o seu sepultamento, nas Quintas dos Lázaros.
Prática que encanta as mocinhas no começo do século, as serenatas são consideradas atualmente coisa de “desocupados que, de viola e cavaquinho em punho, perturbam o sossego das famílias residentes nos Dendezeiros (Cidade Baixa), entre às 22h e às 4h da manhã”. A denúncia é dos moradores locais, que pedem providências “a quem de direito”.
Um busto em bronze do padre Manoel da Nóbrega é inaugurado na Praça Quinze de Novembro, em comemoração à passagem do IV Centenário da instalação da diocese de Salvador.
É doada à Universidade Federal da Bahia uma coleção que consiste na catalogação e exposição de sete mil borboletas, uma das mais importantes do país.
É instalado na Escola Politécnica o curso de Engenharia do Petróleo, que será ministrado em 3 anos por técnicos do Conselho Nacional do Petróleo.
Os buracos sempre fizeram parte da cidade do Salvador, como revela a curiosíssima estatística realizada por um cidadão anônimo, que endereçou à prefeitura, cobrando providências, e que revela a existência de 1.659 buracos entre o bairro de Amaralina e o Campo Grande.
Fato emocionante do cotidiano popular: recolhida do mar, no instante do parto do qual resolvera fugir tentando o suicídio, a doméstica Maria dos Santos e a sua filha recém-nascida, ainda presa ao cordão umbilical. Ambas são internadas no Hospital Nita Costa, onde a criança é batizada com o nome de Janaína.
A cidade amanhece sem bondes, com a deflagração da greve dos funcionários do setor, que aguardam pacificamente o atendimento às suas reivindicações. Entretanto, com o desafogamento do tráfego e o aumento da frota de ônibus, o usuário já não sente tanto a falta desse tipo de transporte.
É inaugurada a ponte metálica denominada São João, ligando os subúrbios de Plataforma e Lobato.
A imprensa critica proposta de retirada de bondes do centro da cidade, alegando o baixo custo do transporte, em confronto com o alto custo dos ônibus.
É bem recebido pela opinião pública o decreto do presidente que regulamenta lei no 1.584, estabelecendo obrigatoriedade de concurso público para preenchimento de cargos em repartições.
O jornal A Tarde critica o “excessivo destaque” dado aos terreiros de candomblé pelos agentes de turismo, alegando que “a Bahia não é só isso”.

Elisa Medeiros, representante baiana na I Assembleia Nacional de Mulheres, no Rio, é escolhida como uma das representantes do Brasil junto ao I Congresso Internacional de Mulheres, a se realizar na Europa.
Por ter instituído, na sua gestão à frente do Ministério da Educação, o curso de Jornalismo no Brasil, Clemente Mariani é o paraninfo da primeira turma de jornalistas diplomados no Norte-Nordeste do país, pela UFBA.
Inaugura-se o transporte rodoviário entre o Rio de Janeiro e a Bahia. O percurso será coberto em três dias e meio.
Grande inundação do rio Paraguaçu atinge as cidades de Cachoeira e São Félix. Também sobe o rio Jaguaripe, em Nazaré das Farinhas.
Na casa no 6 do Campo Grande, voltam a se reunir integralistas, com vistas ao Congresso da Juventude do partido, com a presença do seu líder Plínio Salgado. Os panfletos publicitários do evento provocam críticas da imprensa, que alerta para o perigo de renascimento do fascismo.
O deputado estadual Benício Machado é designado por decreto do governador para representar o estado da Bahia na sagração do cardeal Augusto Álvaro da Silva em Roma, na Itália.