Governador:
Lomanto Júnior
Presidente da Assembleia Legislativa:
Jutahy Magalhães
Presidente do Tribunal de Justiça:
Almir Mirabeau Cotias
São instalados os novos partidos políticos oficiais – o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e a Aliança Renovadora Nacional (Arena).
No município de Riacho de Santana, quatro vereadores, integrantes de uma Câmara composta de oito, cassam os mandatos do presidente, vice-presidente, 1º e 2º secretários. Os quatro vereadores, após realizada a cassação, convocam quatro suplentes – mas não do partido dos cassados, e, sim, do seu próprio partido.
O TRE divulga o resultado oficial das últimas eleições parlamentares. Os deputados federais mais votados pela Arena são Luís Viana Neto, Antônio Carlos Magalhães, Oliveira Brito, Manuel Novaes e Nei Novaes, que conseguem juntos, apenas os quatro primeiros, mais votos do que toda a legenda do MDB, cujos nomes mais votados são Mário Piva, João Borges, Nei Ferreira, Edgar Pereira e Régis Pacheco.
Entre os deputados estaduais mais votados estão: Valter Lomanto, Francisco Benjamim, Ângelo Magalhães, Paulo Nunes e Wilson Lins, pela Arena, e Clodoaldo Campos, Marcelo Duarte, Osório Vilas Boas, Abelardo Veloso e Walson Lopes, pelo MDB.
O presidente Castelo Branco edita o Ato Institucional nº 3, estabelecendo eleições indiretas para governadores, nomeação de prefeitos das capitais e mudanças no calendário eleitoral. O senador Josaphat Marinho tece críticas ao presidente pela medida, classificando como “furto para com a nação o critério das eleições indiretas, que tantos males causou ao país na década de 30”. O deputado federal Mário Piva também se posiciona contra as eleições indiretas.
Toda a bancada baiana no Senado está contra o projeto da nova Constituição. Dos senadores Josaphat Marinho e Antônio Balbino, por serem oposição, já se esperava o posicionamento crítico, mas a eles se juntou o senador Aloísio de Carvalho Filho, da Arena.
Com a ausência dos membros do MDB, é promulgada na Assembleia Legislativa, em sessão solene presidida pelo deputado Sacramento Neto, a nova Constituição do Estado da Bahia.
O presidente Castelo Branco edita decreto-lei congelando todos os salários do país.
É instalado o Centro Industrial de Aratu, em solenidade presidida pelo governador Lomanto Júnior.
A censura à livre expressão vai se instalando no cotidiano do estado, e isso fica bem claro quando o deputado Vieira de Melo, líder da oposição na Câmara Federal, interpela pela tribuna o presidente do Contel sobre o impedimento de sua fala na TV Itapoan, de Salvador, cujo diretor, Paulo Nacif, declara que o programa deve ser gravado em video-teipe e a fita enviada ao órgão, para censura.
O senador Josaphat Marinho considera a candidatura do marechal Artur da Costa e Silva à Presidência “o produto da desorientação do poder político nacional, instaurado no país desde abril de 1964”.
A Arena baiana, na pessoa do seu presidente, Antônio Carlos Magalhães, manifesta apoio à candidatura do marechal Costa e Silva à Presidência da República.
É criado, por meio de ato do governador Lomanto Júnior, o IAPSEB, que absorveu o Montepio e o PAMASE.
Ao regressar de viagem a diversos países da América do Sul, Juracy Magalhães declara, a respeito do seu suposto fracasso junto aos governos dos países que visitou com o propósito de criar uma força interamericana de paz, que as notícias sobre sua missão foram deturpadas, porque “a imprensa brasileira está infiltrada de comunistas”.
É indicado pelo governo militar aquele que deverá ser o próximo governador dos baianos: Luiz Viana Filho.
Sem o voto do MDB, o marechal Costa e Silva é proclamado presidente da República pelo presidente do Congresso Nacional, senador Auro de Moura Andrade. Será empossado no início do ano seguinte.
O senador Josaphat Marinho declara, após nova onda de cassações, haver o governo substituído a agitação pela insegurança de direitos. Enquanto isso, o deputado João Borges pronuncia, na Assembleia Legislativa, longo discurso contra as novas cassações de mandatos e suspensão dos direitos políticos. Na Câmara de Salvador, o vereador Luís Sampaio também se manifesta contrariamente às cassações.
O ex-secretário de Educação da Bahia, professor Anísio Teixeira, é convidado pelo presidente do Chile, Eduardo Frei, para elaborar o plano educacional daquele país.
O senador Josaphat Marinho ocupa a tribuna do Senado para denunciar a existência de censura postal telegráfica na empresa dos Correios e Telégrafos.
O presidente da Arena na Bahia, deputado Antônio Carlos Magalhães, declara-se favorável ao recesso do Congresso, determinado pelo governo militar.
Cumprindo determinação do ministro da Justiça, agentes da polícia política apreendem, em diversas livrarias de Salvador, o mais recente livro de Nélson Rodrigues, O casamento, considerado indecoroso.
O deputado Valfredo Gonçalves denuncia, na Assembleia Legislativa, “que no Arraial de Socotó estão renascendo as Ligas Camponesas com todas as características de antes da revolução de 64”. Solicita providências urgentes às Forças Armadas.
O deputado federal Antônio Carlos Magalhães é convidado pelo próximo governador, Luiz Viana Filho, para assumir o cargo de prefeito de Salvador.
O estado da Bahia é considerado pela Comissão de Planejamento Econômico o maior produtor de óleos vegetais dos trópicos, alcançando ainda o primeiro lugar, no Brasil e no mundo, como produtor de mamona.
Os travestidos têm sido presença tradicional nos carnavais, sozinhos ou em grupos. Este ano marca o surgimento de um bloco de classe média, As Muquiranas, formado por homens travestidos, tornando ainda mais interessante o Carnaval de rua em Salvador.
É inaugurada na Bahia a I Bienal Nacional de Artes Plásticas, o maior acontecimento artístico do país em 1966, promovida pela Secretaria de Educação e Cultura. Lênio Braga, jovem pintor há muitos anos radicado em Salvador, ganha o primeiro prêmio de pintura.
A Jovem Guarda, comandada nacionalmente pelo trio Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa, tradução ingênua e conformista do movimento rock que já domina o cenário da música internacional, tem a sua ramificação em Salvador. Realiza-se este ano o 1º Festival de lê Iê Iê da Bahia, com a participação dos grupos Os Panteras, Os Jorman’s, Os Sombras, Os Cinco Loucos e Os Gentleman’s.
O grupo Teatro dos Novos realiza Teatro de Cordel, com João Augusto, Othon Bastos, Orlando Senna, Péricles Luiz e Haroldo Cardoso. A peça faz enorme sucesso, viaja por quase todo o país e vai à Europa (Itália e França). A ideia de João Augusto, de dramatizar as histórias pitorescas da literatura de cordel, transforma-se em um novo gênero teatral.
Suicida-se no Hotel São Bento, na capital, devido a problemas financeiros, o pintor feirense Raimundo Oliveira.
É realizada pela primeira vez no estado, pelo dr. Alfredo Ramalho, diretor do Hospital Santa Isabel, uma cirurgia cardíaca com a utilização de coração e pulmão artificiais, tendo o sangue da paciente circulado durante oito horas fora do coração natural, o que permitiu a realização do que os médicos chamam de comissuratomia mitral.
Olga Francisca Régis, mais conhecida como Olga do Alaketu, famosa ialorixá dos candomblés da Bahia, é escolhida para preparar o almoço programado pela representação do Brasil no Festival de Arte Negra, em Dakar, Senegal.

Pelourinho em decadência
O Pelourinho, em processo de franca decadência, é considerado zona de dissolução social, devido ao aparecimento cada vez maior de casas comerciais, principalmente bares, e ao afastamento progressivo das famílias, dando lugar à ocupação por marginais e prostitutas. Ao lado dessa deterioração social, verifica-se, também, a decadência de seus prédios.
O escritor grapiúna Cyro de Mattos estreia na literatura com o livro de contos Berro de fogo.
O filme Briga de galos, com roteiro e direção de Lázaro Torres, é premiado em Florença, na Itália, no Festival do Povo.
Morre o professor Hugo Balthazar da Silveira, fundador e diretor do Instituto Baiano de Ensino, do Ginásio Itapagipano e do Ginásio Guanabara (este no Rio de Janeiro). Tinha 78 anos de idade, 60 dos quais dedicados ao magistério.
Estatísticas divulgadas pelo diretor regional do IBGE dão conta de que, no momento, os produtos mais importantes na pauta de exportações baianas são o cacau, os tecidos de algodão e o fumo.
A Sudene firma convênio com a Companhia de Águas e Esgotos do Nordeste para elaboração de um projeto de esgotos para Salvador.
Morre vítima de desastre rodoviário o ex-deputado Ramiro Berbert de Castro, aos 71 anos. Era diplomado em Odontologia, Medicina e Direito.
A IBM do Brasil instala, em sua filial de Salvador, o moderno computador eletrônico 1401, com quatro fitas magnéticas.
Morre em Salvador, aos 81 anos, o médico Genésio Sales, o primeiro cirurgião baiano a realizar uma sutura no coração.