Governador:
Antônio Carlos Magalhães
Presidentes da Assembleia Legislativa:
Orlando Spínola
Afrísio Vieira Lima
Presidente do Tribunal de Justiça:
Francisco Pondé Sobrinho
Foge do zoológico de Salvador uma jovem suçuarana chamada Peteleca. Durante dias e dias a cidade vive um clima de suspense e humor, enquanto a polícia caça a foragida. Mil piadas são criadas sobre a onça fugitiva, que até origina a peça “A Oncinha Peteleca”, espetáculo infantil de Lúcia di Sanctis.
É inaugurado pelo prefeito Clériston Andrade o Museu da Cidade do Salvador, localizado no Pelourinho, com um valioso acervo de documentos históricos e outras peças de relevante valor cultural.
A Assembleia Legislativa autoriza o Poder Executivo a transferir mediante doação à Petroquímica do Nordeste-Copene uma área de terras medindo 359.706 m, no município de Camaçari, destinada à implantação de unidades industriais do polo petroquímico.
O presidente Médici, através de decreto, declara prioritária para fins de reforma agrária a região compreendida pelos municípios de Juazeiro, Casa Nova, Sento Sé, Remanso, Pilão Arcado, Xique-Xique e Gentio do Ouro.
O governo do estado adquire famosa coleção de arte sacra pertencente à família do falecido Abelardo Rodrigues, em Pernambuco. O governo pernambucano desapropria por decreto a coleção, tentando impedir a sua vinda para a Bahia, mas após verdadeira batalha judicial entre os dois governos a compra é garantida por decisão do Supremo Tribunal Federal. A coleção comporia mais tarde o acervo do museu criado com o nome do colecionador, instalado no Solar do Ferrão, no Pelourinho.
Lomanto Júnior, Djalma Bessa e Francisco Pinto são escolhidos pelos jornalistas credenciados na Câmara como os três melhores deputados federais baianos.
É inaugurado, pelo governador Antônio Carlos Magalhães, o Museu Marcos Teixeira, na igreja da Conceição da Praia.
O presidente Médici assina decreto transformando em monumento nacional a cidade de Porto Seguro. A medida foi proposta pelo ministro da Educação, Jarbas Passarinho, e visa preservar o marco inicial da história do Brasil.
O governo do estado aplica multa de 50 salários mínimos contra a empresa Tibrás, acusada de poluir o mar de Arembepe.
O Aeroporto Dois de Julho passa à condição de aeroporto internacional, depois do pouso de um cargueiro da Varig que utiliza uma pista de 3.003 metros.
Uma área de 652 há no extremo sul do estado, em Itabela, é considerada de utilidade pública pelo governo para fins de desapropriação, com vistas à implantação de um polo madeireiro.
O ministro Reis Veloso, do Planejamento, vem a Salvador para lançar o Programa Nacional de Recuperação das Cidades Barrocas, criado pelo presidente Médici, aí incluídos o Pelourinho e as cidades de Cachoeira e Porto Seguro.
O governador Antônio Carlos Magalhães inaugura o Fórum Teixeira de Freitas, em Cachoeira, na casa onde nasceu o grande jurista baiano.
O prefeito Clériston Andrade entrega um fogareiro e um botijão de gás a Joane Batista dos Santos que há 30 anos vende acarajé na Rua Chile. Todas as baianas cadastradas pela Sutursa recebem o mesmo equipamento, acabando-se assim com os inconvenientes do fogareiro à carvão.
O governador Antônio Carlos Magalhães inaugura a nova sede da Empresa Gráfica da Bahia, na Fazenda Grande, com os mais modernos equipamentos de todo o Norte e Nordeste.
O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia confere os títulos de Grande Benemérito ao governador Antônio Carlos Magalhães e de Sócio Benemérito ao prefeito Clériston Andrade, em agradecimento ao apoio financeiro às obras de restauração de sua sede.
Com a presença do governador Antônio Carlos Magalhães e o general Golbery do Couto e Silva presidente das empresas do grupo Dow, e o engenheiro Elmo Serejo Farias, superintendente do CIA, assinam a escritura definitiva da área adquirida pela Dow Química do Nordeste para implantação de um complexo petroquímico.
A Telefones da Bahia S/A, Tebasa, é incorporada à Telebrás, passando a integrar o sistema federal de telecomunicações.
Burle Marx assina contrato com o governo da Bania para realizar o projeto paisagístico do Centro Administrativo, conjunto arquitetônico moderno em construção no governo Antônio Carlos para abrigar as secretarias e outros órgãos da administração estadual.

Forte de São Marcelo
É denunciado pela imprensa o desmatamento criminoso no sul da Bahia, que provoca desequilíbrio ecológico e põe sob ameaça a lavoura cacaueira.
O sociólogo Alberto da Silva Gomes, formado pela UFBA, após uma pesquisa em Angola, afirma que a capoeira é originária da Bahia, e não provinda daquele país africano.
A escola de samba “Juventude do Garcia” desfila pela última vez. É um sinal da decadência desse tipo de agremiação momesca no carnaval baiano, cada vez mais identificado como surgimento de grandes blocos e de trios elétricos com sistemas de som sempre mais potentes e sofisticados.
Manifestações folclóricas de todo o Nordeste são apresentadas no Festival Nordestino de Arte Popular, promovido pela Bahiatursa, com exibição de capoeira, maculelê, chegança, terno de reis e bumba-meu-boi, no Terreiro de Jesus e Solar do Unhão.

Máscara Trágica,
desenho de Eros Martim Gonçalves.
Em reação às críticas e vaias ao seu comportamento no palco, Caetano Veloso interrompe bruscamente um show na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, quando cantava “A Volta de Asa Branca”, xinga os espectadores, atira o microfone contra a plateia de 2.300 pessoas e sai de cena sob proteção da polícia. Posteriormente seria suspenso por 15 dias pela censura, em razão desse ato.
Morre Eros Martim Gonçalves, o polêmico primeiro diretor da Escola de Teatro da Universidade da Bahia, responsável pela elevação da mesma à condição de uma das melhores escolas de teatro do mundo, nos anos finais da década de 50.

O Morto Carregando o Vivo
(de Bumba-meu-boi), desenho
de Eros Martim Gonçalves.
José Possi Neto, na direção da Escola de Teatro, monta “A Casa de Bernarda Alba”, de Frederico Garcia Lorca, bem recebido pela crítica e sucesso de público. Apresentado em São Paulo, o espetáculo é saudado como a “ressurreição da arte teatral da Universidade da Bahia”.
Os açougues da feira de São Joaquim estão sem conseguir vender a carne de boi, devido ao boato de que, misturada a esta, de forma inescrupulosa estaria sendo comercializada carne de jumento. Os asininos têm sido impiedosamente abatidos em todo o interior do Nordeste, principalmente os velhos e doentes, incapacitados para o trabalho, para exportação de sua carne, segundo se alega. Por via das dúvidas, os baianos mais desconfiados estão suspendendo temporariamente a carne-de-sol e o charque de sua dieta.
A Bahia é o primeiro estado brasileiro a usar a técnica do “afterloading”, no combate ao câncer do útero. A técnica consiste no uso de radiação atômica, eliminando os riscos da contaminação radioativa para os médicos e as enfermeiras.
Morre em acidente automobilístico na Salvador-Feira, aos 42 anos, o cinegrafista e fotógrafo Leão Rosemberg, que se notabilizou pela qualidade do cinema documental que implantou na Bahia, um dos melhores do Brasil.
A Caverna do Lapão, situada entre o Distrito de Santa Luzia, em Canavieiras, e a Vila de Pimenta, em Mascote, começa a ser objeto de atração turística e interesse arqueológico.
A Bahia é escolhida para o início do programa de alimentação do Instituto Nacional de Alimentação e Nutrição, por duas razões, a primeira boa e segunda péssima: 1) possui uma bem montada infra-estrutura de apoio à execução do programa; 2) detém o mais alto índice de desnutrição do país.