Bahia de Todos os Fatos

...1980 - 1989...

Morre mãe Menininha do Gantois

Governador:
João Durval Carneiro
Presidente da Assembleia Legislativa:
Faustino Lima
Presidente do Tribunal de Justiça:
Almir da Silva Castro

O PFL lança seu candidato ao governo do estado nas eleições de novembro próximo. Trata-se do jurista e professor Josaphat Marinho, ex-senador pela Bahia. Aos que o criticam, pelo fato de aceitar ser o candidato das forças políticas lideradas pelo ministro Antônio Carlos Magalhães e que o leva inclusive a deixar o seu partido, o PSB, que não aceita a aliança, responde: “Os homens são feitos com ideias e não com partidos”.

O PMDB também lança seus candidatos, o ministro da Previdência, Waldir Pires, para governador e o prefeito de Guanambi, Nilo Coelho, para vice.

O presidente José Sarney, em visita a Juazeiro, recebe um documento dos empresários contendo muitas reivindicações voltadas para o desenvolvimento da economia regional, que fica conhecido como “A Carta de Juazeiro”.

O presidente Sarney assina decreto regulamentando o seguro-desemprego, e encaminha projeto de lei ao Congresso cujo objeto é dispensar os aposentados e pensionistas do pagamento de contribuição previdenciária.

O PT resolve prestar apoio crítico ao candidato do PMDB ao governo do estado, Waldir Pires, e lança o ex-deputado Roque Aras e a professora Geracina Aguiar como concorrentes ao Senado. Trata-se da primeira mulher baiana a concorrer a este cargo.

É realizado em Salvador o I Encontro Nacional de Prefeitos de Capitais. Na oportunidade é elaborada a Carta de Salvador, que em linhas gerais versa sobre a necessidade de estabelecer-se um melhor relacionamento das prefeituras com o governo federal. Outro resultado do Encontro é a criação da Associação Brasileira dos Prefeitos das Capitais, sendo eleito seu primeiro presidente o prefeito Mário Kertész.

A Prefeitura de Salvador retorna ao centro da cidade, com a inauguração, pelo prefeito, da nova sede construída na Praça Municipal no tempo recorde de 14 dias.

Mais uma vez pretende-se dividir a Bahia. O senador Alfredo Campos, do PMDB mineiro, apresenta projeto de criação do estado de São Francisco, reunindo municípios de Minas Gerais e da Bahia.

O ministro da Saúde, Roberto Santos, solicita a ajuda do exército no combate ao mosquito da dengue, que se alastra pelos municípios da Baixada Fluminense e por bairros do Rio de Janeiro. Enquanto isso, na Bahia, o diretor da Sucam no estado declara ser impossível uma epidemia de dengue na Bahia, como acontece no Rio, já que o índice do mosquito transmissor é zero em Salvador e, nos demais municípios, não se registra índice superior a 3%.

Morre aos 92 anos a ialorixá mais famosa do Brasil, Maria Escolástica da Conceição Nazareth, mais conhecida como “Menininha do Gantois.

“Adeus, mãe Menininha,
a nossa ialorixá
Maria Escolástica
Da Conceição Nazareth.
Um grito de desespero
Do Brasil se desprendeu
Amedrontou Jorge Amado
Deu um susto em Camafeu
Estremeceu a Bahia:
“Mae Menininha morreu!”

 

Viveu noventa e dois anos
Somente fazendo o bem
No reino do Gantuá
Em cada parede tem
Uma mensagem de Amor
Invocada do Além

 

Nossa imortal Menininha
Deixou no mundo uma história
Para o Brasil grande símbolo
Para a Bahia uma gloria
E para todos os seus filhos
A mais sublime memória”

(Bule-Bule. Adeus Menininha a Nossa lalorixá)

Natural de Salvador, foi iniciada no candomblé aos oito anos de idade. Assumiu o Terreiro do Gantois em 18 de fevereiro de 1922. Cantada em prosa e verso, personagem em diversos livros e guia espiritual de muitas e ilustres personalidades, como o ministro Antônio Carlos Magalhães, Jorge Amado, Caetano Veloso, Dorival Caymmi e tantos outros.

O presidente da República assina decreto criando a Fundação Casa de Jorge Amado, com sede no Pelourinho, em Salvador.

O encerramento do alistamento eleitoral no estado indica um contingente de 4.731.128 eleitores aptos a votar em 15 de novembro.

O sucesso inicial do plano de estabilização da economia, do presidente José Sarney, o Plano Cruzado, presta incontestável contribuição a esmagadora vitória do PMDB nas eleições deste ano, quando o partido vence em 22 estados. Após as eleições, o governo baixa novo pacote econômico, o Plano Cruzado II, com o objetivo de conter o crescimento excessivo do país, corrigir o grave desequilíbrio entre a oferta e a procura e deter a explosão do consumo. O pacote, com o descongelamento de preços, traria novo recrudescimento da inflação e provocaria graves tumultos na capital federal.

Francisco Waldir Pires de Sousa, candidato da coligação “A Bahia Vai Mudar” (PMDB/PDT/PSC/PCB/PC do B), é eleito para governar o estado, no período 1987/1991, tendo como vice Nilo Moraes Coelho. Para o Senado é eleito Joaquim Ruy Paolilo Bacelar, da mesma coligação. A vitória de Waldir Pires reveste-se ainda de maior importância por se tratar da primeira grande derrota eleitoral sofrida no estado pelo grupo político comandado pelo ministro das Comunicações, Antônio Carlos Magalhães. 

A imprensa baiana escolhe os melhores parlamentares de 1986; Luiz Nova, Galdino Leite, Luis Humberto e Faustino Lima.

É realizada no Fórum Ruy Barbosa a solenidade de diplomação dos eleitos no pleito de 15 de novembro: o governador Waldir Pires, 63 deputados estaduais e 39 deputados federais.

Atentado a bomba mata Monica Lago de Araújo, 13 anos, filha da prefeita de Catu, Leda Góes Lago de Araújo. É também ferido gravemente seu esposo, Gilberto Alves de Araújo.

A praga “morte súbita” afeta diversas fazendas de cacau na Bahia, atingindo, sobretudo, as propriedades localizadas nos municípios de Floresta Azul e Ibicaraí.

Registro na imprensa: a Bahia é o estado que possui todas as fases da industrialização do petróleo, com exploração, perfuração, produção e refino de derivados. O setor mineral no estado cresceu nos últimos três anos a uma taxa de 11% ao ano, afirmando a Bahia como um dos mais importantes produtores de minérios do país.

É inaugurada no município de Inhambupe a Companhia de Amidos do Nordeste – Cianor, maior fabricante de fécula de mandioca da região nordestina.

São realizadas em Salvador, com sucesso, as primeiras cirurgias de miopia, pelos oftalmologistas Luís Fernandes, José Eutrópio e Marcelo Freitas.

Morre o professor Raul Sá, considerado uma das maiores autoridades do país em língua portuguesa.

É realizado em Salvador o V Encontro Nacional de Prefeitos, com a participação de 800 prefeitos de todas as partes do Brasil.

Em Camaçari realiza-se o I Seminário do Meio Ambiente, com o propósito de levantar subsídios para a elaboração de um programa que possa disciplinar a utilização dos recursos naturais do município, reduzindo e controlando a ação de agentes poluentes. Participam representantes de diversos órgãos relacionados com a questão ambiental, estaduais e federais. Pela Assembleia Legislativa participam os deputados Luiz Nova e Carlos Marighella.

Estudos da Fundação Educar indicam que o índice de analfabetismo na zona rural da região sisaleira do estado é de 80%.

A Universidade Estadual de Feira de Santana obtém do Conselho Federal de Educação o reconhecimento global de todos os seus cursos.

Decreto do governador João Durval institui o Parque Estadual de Canudos, compreendendo uma área de 350 hectares, no município de Canudos.

Cachoeira na região de Lençóis, Chapada Diamantina.

Cachoeira na região de Lençóis,
Chapada Diamantina.

Instalada numa área de 80.000m2, é inaugurada pelo prefeito Mário Kertész a Fábrica de Equipamentos Comunitários, também chamada “Fábrica de Cidades”, que tem por objetivo a produção em série e em ritmo acelerado dos mais diversos tipos de construção no sistema pré-moldado.

O escritor Jorge Amado é o “presidente de honra” do VI Congresso Internacional de Escritores, realizado em Sofia, Bulgária.

A historiadora baiana Katia Mattoso conclui o doutorado na Universidade de Sorbonne, na França. Sua tese recebe os aplausos da elite cultural francesa.

Na rota aérea Paris-Nova lorque, morre de enfarto o professor baiano Luís Augusto Fraga Navarro de Brito, aos 51 anos. Nascido em São Félix, no recôncavo, o professor Navarro de Brito, formado em Direito pela UFBA, ingressa na vida pública como chefe-de-gabinete do Secretário da Fazenda, Aliomar Baleeiro. Foi procurador do Estado, chefe de gabinete da Casa Civil da Presidência da República e secretário da Educação e Cultura do Estado da Bahia. Nesta pasta fez realizar concurso público para professores em moldes inéditos no pais, com avaliação prática dos docentes. Saindo do Brasil pressionado pelo regime militar, doutorou-se em Direito Constitucional e Ciência Política na Universidade de Paris.

0 23° arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, o cardeal Avelar Brandão Vilela, natural de Alagoas e irmão de Teotônio Vilela, morre aos 74 anos, após enfermidade.

O deputado Ulysses Guimarães, presidente do Congresso Nacional e do PMDB, é agraciado pela Assembleia Legislativa com o título de Cidadão Baiano e pela Câmara Municipal de Salvador com a Medalha Tomé de Souza.

O pintor Jenner Augusto expõe seus mais recentes trabalhos na galeria de arte Época, no Rio Vermelho, após dois anos fora da Bahia.

A biblioteca do professor Nélson de Sousa Sampaio, com cerca de treze mil volumes, é doada por sua viúva, Aída Pedreira Sampaio, à Faculdade de Direito da UFBA.

Morre o poeta Rodolfo Coelho Cavalcante, deixando uma grande lacuna na literatura de cordel. Apesar de não ser baiano de nascimento, o poeta foi figura estimuladora do cordel na Bahia, onde se radicou, chegando a receber da Câmara Municipal o título de Cidadão da Cidade do Salvador.

O vapor de Cachoeira volta a fazer a travessia Salvador- Maragogipe, após cinco anos fora de circulação.

Brasil chora a perda da Copa do mundo

Brasil chora a perda da Copa do mundo

A região de Juazeiro começa a exportar uvas de qualidade para o mercado europeu.

Em pleno carnaval, uma cerimônia inédita: no bloco Tiete Vips o cantor Cid Guerreiro e a bailarina Ana Maria casam-se em cima do trio elétrico. Com transmissão para todo o Brasil, via Embratel.

A Fundação Gregório de Matos, presidida por Roberto Dias, lança o Projeto Teatro, tendo como metas encenar a dramaturgia baiana e envolver em suas montagens artistas de várias linguagens e a própria comunidade. Surge daí o espetáculo “Gregório de Matos de Guerras”, dirigido por Márcio Meirelles, com texto de Gregório de Matos, Capinam, Myrian Fraga, Cleise Mendes e Aninha Franco. Apresentado em um circo na Praça Tomé de Souza, o espetáculo é saudado como uma retomada arrojada do teatro baiano, depois de um período de marasmo, marcando um novo momento de inquietação cultural.

116/125